Exposição Arqueologia e Presépio do Pipiripau


 Exposição Arqueologia

     A exposição de arquelogia do MHNJB chama atenção pela ritualística e as praticas de fabricação de ferramentas e construção dos povos, com enfase nas praticas fúnebres que era muito diferente das tradições atuais difundidas pela Igreja Católica.

 Um exemplo é a cápsula de ossos - revestida de couro e palha, abrigando os ossos de uma criança tingidos de vermelho. Percebe-se um cuidado, uma importância dada ao sepultamento, semelhante à que se dá na atualidade, por exemplo. Mesmo com um entendimento do corpo totalmente diferente, o zelo é uma característica presente em ambas as culturas mencionadas.

     A visita na exposição de arqueologia é muito imersiva conseguindo fazer com que o visitante perceba a história desses povos sobre o olhar da cultura deles e da forma com que eles percebem o mundo.


Presépio do Pipiripau

       A exposição do museu do Pipiripau é um espetáculo com pequenos espetáculos dentro, pode se observar a obra como um todo percebendo a dedicação do artista o Raimundo Machado, e as pequenas cenas percebendo a delicadeza de cada um dos bonecos, também chama atenção os movimentos e a coordenação dos bonecos.
   
O conjunto revela, pela sua própria grandiosidade, ter sido de fato uma obra de uma vida inteira, sem apagar a simplicidade e o cuidado perceptível na sua construção, passo a passo, boneco a boneco. 






Comentários